1969 – STRAVAGANZA

 

Gal Costa a partir deste mês, teve contrato assinado com a América Fabril. Vai exibir-se na Fenit e num show por todo o Brasil. Atualmente, Gal é o sucesso, no Rio. Brevemente  se os prognósticos de seu empresário Guilherme Araújo se concretizarem – , irá tentar o mesmo na Europa e Estados Unidos. Guilherme está preparando terreno por lá. 

(1969, Revista A Cigarra, Marisa Alvarez Lima)

8 a 24 de agosto  

O maior show feito pela RHODIA foi um desfile comemorando 50 anos da empresa e apresentou na XII FENIT (Feira Nacional da Industria Têxtil) o show-desfile “Stravaganza” com Raul Cortez e Gal Costa, num cenário de circo idealizado por Cyro Del Nero. As apresentações antigamente eram realizadas no parque do Ibirapuera ate mudar para o Anhembi com 180 stands.

 “Estava em início de carreira. Ainda buscava a consolidação de meu nome junto ao público”, recorda-se Gal, em 2001.

Cortez era o mestre-de-cerimônias do evento, que tinha como pano de fundo o picadeiro de um circo. Ele era o responsável pela apresentação de todas as atrações, entre elas o show de Gal e desfiles de moda. Se nesse ano, Gal era quase uma estreante, hoje, o público a reconhece só pelo primeiro nome. 

 

 

 

Gal Costa conversa com Raul Cortez nos bastidores do show Stravaganza, em 1969. 

1969
Revista CLAUDIA
Ano IX
n° 95
Agosto

 

Gal Costa estrela do show-desfile Stravaganza, promovido pela Rhodia e Revista Claudia.

O espetáculo teve inspiração circense e levou para o palco leão, elefante e trapezistas. Gal Costa foi a estrela (não faltava música nas apresentações).

“Para mim, isto é um espetáculo-de-novidade. Eu nunca tinha participado de um showcomo esse” (Gal Costa em declaração dada à revista Claudia, nro. 95, 1969).


Sobre este mesmo desfile-show, há uma descrição na revista Claudia que nos revela o quanto estes desfiles eram diferentes, grandiosos, enfim, outro tipo de manifestação, que falava de arte, moda, poesia, música etc.: 

“Circo, circo por todos os lados…

O stand, projeto de Cyro del Nero, comporta 600 pessoas. Tem três picadeiros com palcos giratórios. Iluminação piroscópica, dragões que largam fumaça pela boca, paredes com espelhos mágicos alternados com painéis de Bernard Buffet e Picasso.

Tudo muito colorido. Tudo muito circense.

Alceu Penna bolou os figurinos femininos e Hélio Martinez os masculinos, para o grande desfile da Rhodia. Os manequins desfilarão individualmente enquanto Raul Cortez diz poemas de Drummond. Em seguida a Grande Parada, com todo o elenco. Aí começa o circo de verdade. Entre um quadro e outro, misturando-se a eles, as moças continuarão desfilando. E os motivos dos figurinos sempre inspirados em cada quadro apresentado”.

 

 
Gal aprende alegria com Piolin, Chicharrão, Cigarrito, Melinho, Bambolé, Xuxu, Potó e Tony
 
Gal de Palhaço – Foto: Joannis Hatiras

Esse palhaço abaixava a cabeça, a luz apagava puxava a peruca e era Gal Moda, a Gal Costa. 

http://caetanoendetalle.blogspot.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *