Alceu Penna inspira acadêmicos de Moda em nova exposição do Espaço Cultural Feevale

Mostra “Alceu Penna é show! Figurinos & fantasias” abre dia 17 de outubro, com palestra de Manon Salles
Fantasia de pierrete, criada pelas acadêmicas Alessandra Moraes, Giovana Ghiorzi e Vitória Proença. Foto: Ana Antunes

O grande artista Alceu Penna, que criou figurinos para Carmem Miranda e ditou moda, será a inspiração para a nova mostra do Espaço Cultural Feevale.

A exposição “Alceu Penna é show! Figurinos & fantasias” começará dia 17 de outubro, no quarto andar do Teatro Feevale. Nela serão apresentados 12 figurinos e fantasias dos espetáculos do Cassino da Urca, no Rio de Janeiro, entre 1934 – 1975, entre outros, que foram reconstituídos por 31 acadêmicos das turmas de Projeto de Figurino do curso de Moda da Universidade Feevale, peças de vestuário originais do acervo, esboços e croquis, além do trabalho do artista como ilustrador.
De acordo com a professora da disciplina Projeto de Figurino, Ana Hoffmann, que também é uma das curadoras da exposição, a exibição enfatiza a importância e a representatividade de Alceu Penna para a história da moda brasileira. “É uma exposição que reúne fragmentos do trabalho artístico desse criador múltiplo. A exposição ainda exibirá fotos que narram parte da sua vida e obra”, explica. A mostra também tem curadoria de Luiza Penna, sobrinha de Alceu Penna.
 
A abertura terá a convidada especial Manon Salles, doutora pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP), onde defendeu tese sobre conservação de acervos têxteis de figurinos e de roupa social (Moda). O tema da palestra será Os figurinos e sua materialidade enquanto um acervo vivo, que abordará questões contemporâneas sobre a conservação de coleções e acervos de figurinos em museus e companhias e sua função enquanto objeto de pesquisa.
Manon é mestre em Ciências da Comunicação pela mesma Universidade, onde coordenou o Núcleo de Pesquisa Centro de Estudos da Moda. Atua como docente em diversas universidades na graduação e pós-graduação e, também, é consultora para criação e desenvolvimento de cursos, congressos, projetos culturais e exposições de moda e da arte.
Ao longo dos 30 dias de exposição, estão previstas ações educativas, como oficinas e palestras vinculadas à temática da exposição. A programação completa pode ser conferida no serviço, mais abaixo.
 
 

SERVIÇO:

Exposição Alceu Penna é show! Figurinos & fantasias
Local: Espaço Cultural Feevale, 4° andar do Teatro Feevale (ERS-239, 2755, Novo Hamburgo/RS)
Abertura: 17 de outubro, às 19h30min, com a palestra Os figurinos e sua materialidade enquanto um acervo vivo, de Manon Salles
Visitação: gratuita, de 17 de outubro a 18 de novembro
Horários: de segunda a sexta-feira das 14h às 18h. O agendamento de visitas pode ser feito pelo email [email protected] ou pelo telefone (51) 3586-9235
Curadoria: professora Ana Hoffmann e Luiza Penna
Coordenação do Espaço Cultural Feevale: professores Anderson Luiz de Souza e Laura Ribero Rueda
 
 

AÇÕES EDUCATIVAS

  • 17 de outubro, às 19h30min – Abertura da exposição e palestra Os figurinos e sua materialidade enquanto um acervo vivo, com Manon Salles
  • 31 de outubro, às 20h – Palestra A moda de Paris e o olhar de Alceu Penna, com o professor Raphael Sholl
  • 9 de novembro, às 14h – Alceu Penna – Inspirando coleções, com a professora Joeline Lopes
  • 9 de novembro, às 20h – Aula aberta de desenho de observação, com o professor Anderson Luiz de Souza
  • 10 de novembro, às 14h – Oficina aberta de desenho de vestuário, com o professor Anderson Luiz de Souza
  • 14 de novembro, às 14h – Oficina de construção de máscaras de Carnaval, com a professora Ana Hoffmann

    Veja mais: http://feev.as/2d7a229

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *