Curvelo comemora 100 anos de Alceu Penna

 

De 13 de fevereiro a 12 de abril, o Centro Cultural de Curvelo, na Praça Central do Brasil (Estação) exibe as memórias de um dos mais queridos e ilustres curvelanos: Alceu Penna.

Uma mostra traz boa parte do acervo do estilista, ilustrador e grande artista que foi responsável por capas memoráveis de várias revistas e periódicos, como a revista O Cruzeiro. Alceu de Paula Penna faria 100 anos em janeiro deste ano ( os registros da família mostram 1º de janeiro como o dia do seu nascimento, segundo o historiador e assessor especial da Prefeitura, Newton Vieira, embora boa parte das imprensa comemore no dia 10). Em recente reportagem, o jornal Estado de Minas publicou quatro páginas em homenagem ao artista curvelano.

“Uma feliz reunião de talentos. Para comemorar o centenário de ALCEU PENNA, Ivan Penna organiza e torna real a exposição ALCEU, 100 ANOS. Tio e sobrinho, dois craques em captar o que há de mais bonito nas “Garotas”, que são a essência da beleza, da malícia e do charme da mulher brasileira – e também um resgate de um Brasil onde quase tudo era bem mais legal. O que era privilégio da família Paula Penna e da geração 40/50/60 está à disposição de um grande público: a arte de um curvelano que, do sertão mineiro se tornou universal. E, imortal”, diz a Secretária de Cultura, Marivete Alves Barbosa, entusiasta da exposição.

Serão expostos: 60 exemplares da revista O Cruzeiro, que fazem parte do Acervo Municipal de Curvelo Newton Correa; 9 peças de vestuário desenhadas por Alceu Penna, pertencentes a particulares; pinturas e desenhos originais de propriedade da família Paula Penna; peças executadas por Alceu para o Bazar Beneficente dos Diários Associados; um lenço de seda comemorativo dos 400 anos do Rio, de acervo particular; copias de originais de desenhos completos e inacabados do acervo particular de Alceu Penna; calendários Santista originais; fotografias de Alceu Penna.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *